terça-feira, 25 de março de 2008

Corrigindo nossa perspectiva

Depois de muito muito tempo, e quase perder o blog... volto a postar! Glória a Deus!


Corrigindo nossa perspectiva

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR: pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” Jeremias 29.11

“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei, porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR o coração.” 1º Samuel 16.7


“Ouvindo-o Eliabe, seu irmão mais velho, (Davi) falar àqueles homens, acendeu-lhe a ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja.” 1º Samuel 17.28


Se procurássemos saber quem era Davi, o que ouviríamos das pessoas? Jessé, pai de Davi, lhe diria: “Davi é um homem pequeno de baixa estima e sem muita importância. Tanto que nem o chamei quando Samuel quis conhecer meus filhos.” (1º Samuel 16.5-12). Se perguntássemos aos irmãos dele? “Davi é um presunçoso, que acha que é mais importante e valente que os outros. Além de que ele é um provocador.” (1º Samuel 17.28). E se perguntássemos a Deus? “Davi é meu servo, homem segundo o meu coração, com quem fiz uma aliança eterna para que a sua descendência domine sobre a descendência de Abraão, Isaque e Jacó.” (Jeremias 33.25-26; Atos 13.22).

Já percebeu como as palavras alheias a nosso respeito Têm uma forte influência na maneira como nos vemos e nos comportamos? É fácil percebermos: quando você acaba uma tarefa e recebe um elogio, sente-se apto a realizar empreendimentos maiores. Já, quando o comentário é destrutivo, se sente incapaz até de se levantar. É através dos olhares dos outros que nós formamos a imagem que temos de nós mesmos, e a nossa auto-estima. Outro exemplo: quando uma pessoa razoavelmente tímida está numa roda de recém conhecidos, e alguém, ressalta essa sua característica, ela se retrai ainda mais.

Deus, que conhece o coração do homem, sabe com que facilidade aceitamos e incorporamos juízos dos outros sobre nós, sobre nossa personalidade, nosso caráter, nossas decisões, nossa aparência (notou que a esmagadora maioria das mulheres não se acham bonitas? Temos uma imagem desfigurada de beleza e de nós mesmos).

Nestes dias Deus tem me ensinado (e ensinado novamente, e novamente) a remodelar a imagem que eu tenho de mim mesma, olhando e buscando conhecer a imagem que Ele Tem de mim. Isso significa “passar uma borracha” no que as pessoas pensam, dizer e falam a meu respeito, e a me reconhecer olhando para Ele. Conhecendo os Seus pensamentos ao meu respeito e correspondendo a eles. Aprendendo a ser o que Ele sabe que eu sou. Pois se as minhas atitudes refletem a imagem que eu tenho de mim mesma; quero aprender a pensar que tenho qualidades e um caráter sendo tratado e transformado por Deus (Em obras! Jesus trabalhando!).

Então, tenho 2 dicas:

Ande com Deus e conheça e assimile os pensamentos dEle sobre você!
Líderes: olhem para os seus discípulos como Deus olha para eles: com amor, acreditando neles e nos seus potenciais apesar das suas fraquezas e erros.

Eu creio: eu e você somos uma benção!!

2 comentários:

Gabi Vacaro disse...

Simm, sempre posts maravilhooosos!
Mas é verdade, damos mto valor a aparencia, e esquecemos do interior né!

te adoro Magui =**

Camila disse...

Massa cara, é e tipo não colocar a aparência em primeiro lugar já vai ta fazendo com que a gente tenha algo de valor por dentro.

Marilene apavora né, aueaueuaeha.
Deus te cuide ;*