terça-feira, 30 de outubro de 2007

O pecado nasce da concupiscência

Em Tiago 1.14-16 nós lemos:

"Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos."

Quando se fala em pecado, a primeira coisa que vêm a nossa mente são as nossas atitudes, nossos atos, enfim. Mas Tiago declara que o pecado, antes de se manifestar em ações, é gerado na mente (ou no coração, se preferir). O pecado é gerado quando você pensa em pecar, quando você deseja pecar, e é consumado quando você age. Jesus disse:

"Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela." Mateus 5.28.

É essencial termos essa clareza de que as nossas ações refletem os nossos desejos, os nossos pensamentos ("Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca." - Mateus 12.34). Não é a toa que o Capacete da Salvação e o Escudo da Fé (com o qual apagamos os dardos inflamados do inimigo, dardos que podem ser pensamentos, sençasões, etc.) fazem parte da Armadura de Deus, da qual devemos estar sempre revestidos (Efésios 6.11-18).

Para facilitar a nossa tarefa, de guardar nossa mente e os nossos pensamentos, Paulo nos ensina em Filipenses 4.6-8:

"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."

Lembrando:

"Nem deis lugar ao diabo." Efésios 4.27, não se permita ser influenciado, não dê espaço para satanás.

"Sujeitai-vos, portanto, a Deus, mas resisti ao diabo e ele fugirá de vós." Tiago 4.7.

Guarde o seus pensamentos em Cristo!

Aleluia!

Nenhum comentário: