segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Reflexão: Entendendo um pouco de Sansão

Ontem resolvi ler um pouco a Bíblia antes de dormir. Do nada fui parar na história de Sansão, que inclusive não leio há muito tempo. E foi aí que vi algo que nunca tinha percebido! Sansão era um brigão. Um daqueles caras que sempre dão um jeito de arrumar confusão. Ok, isso todo mundo já sabe. Mas o que achei impressionante perceber e que todas as atitudes dele geraram uma reação em cadeia.

Sansão foi um homem escolhido por Deus para libertar o povo judeu da opressão dos filisteus. Porém ele se perdeu no meio do caminho. Ao invés de lutar pela causa divina e de seu povo, ele começou a lutar pelas suas causas particulares. Um exemplo disso foi quando ele se casou com uma mulher filistéia e foi visitá-la. Por algum motivo o pai da moça não o deixou entrar dentro de casa, e Sansão ficou uma fera. Usando do seu dom peculiar, a força, ele se vingou de todo o povo, colocando fogo no rabo de umas raposas e as soltando no meio da plantação. E nisso se iniciou um onda de vinganças.

Guerras particulares nunca acabam bem. Sansão não acabou bem. Os filisteus também não. Sei que ele era um homem de Deus e que muitas vezes foi movido por Ele para agir, mas à medida que deixou sua guerra particular falar mais alto, ele se perdeu. Ele se irritava e se vingava dos filisteus, que por sua vez devolviam a afronta. Até quanto? Até a morte.

O ser humano tem uma forte tendência a se esquecer do essencial, daquilo que é mais importante, daquilo que é o verdadeiro objetivo. De repente as implicâncias e "picuinhas" se tornam mais relevantes e uma guerra sem fim se dá início. Cheios de justificativas e desculpas as ofensas e farpas começam a ter um motivo quase louvável, quando na realidade os ensinamentos bíblicos são tão diferentes disso tudo. Até quando? Até a morte. Seja de relacionamentos, de emoções, da vida espiritual e até física.

Deus me livre de ser como Sansão.

Palavra da Iana Coimbra. =D




Essa palavra me lembra também que não devemos nos desviar do propósito de Deus para nossas vidas, nossos ministérios; não se distraia, não perca o foco! Não perca o propósito.

Deus abençoe!

Um comentário:

Anônimo disse...

AMIGO..EU LI SEU TEXTO E AMEI..MAS PENSANDO EM SANSÃO EU CREIO QUE SUA MORTE FOI DE CERTA FORMA UMA REDENÇÃO...POIS ELE CONSEGUIU SUA FORÇA NOVAMNETE..E PRA ISSO ELE PRECISOU ESTAR "BEM " COM DEUS, AO PONTO DE DEUS..DEVOLVER A FORÇA A ELE...